Assim como uma ótima forma de divulgação as redes sociais podem lhe levar do céu ao inferno, exponha-se, porém não seja o “palhaço” da turma. Saiba que empresas também acessam e cada vez mais utilizam as redes de sociabilização para contratar novos funcionários, seja você alguém a procura de um emprego e publica fotos da festa em que você literalmente “tomou todas” ou participar de comunidades como: “eu odeio trabalho”, “odeio meu chefe”, podem acabar sujando seu currículo.
MODO DE SE PROTEGER
1- Cuidado ao publicar seus dados na rede social. Alguns dos criminosos utilizam o recurso de lembrete de senhas que fazem perguntas sobre preferências e fatos da vida do usuário. Datas de aniversário, nome de parentes e animais pode fornecer dados importantes sobre senhas e lembretes.
2- Aprenda tudo o que puder sobre o site. Você deve entender a rede social e suas políticas de privacidade por exemplo. Assim, se você se sentir ofendido e ameaçado em alguma ocasião, poderá acionar o site com embasamento em suas próprias regras.
3- Não aceite qualquer pessoa como amigo. Uma rede social não deveria ser uma corrida por popularidade, mas geralmente é. Isso faz com que as pessoas saiam adicionando pessoas estranhas sem critérios. Algumas delas podem ser criminosos, esperando por alguém que queria acessar as informações do seu perfil.
4- Evite publicar seu e-mail pessoal.
5- Cuidado com o que você coloca na rede. Fotos e mensagens podem ser apagadas, mas isso não significa que elas vão desaparecer da rede. Sempre haverá alguém para salvar a tela e publicar em outro lugar.
6- Nunca forneça sua data de nascimento, endereço residencial ou número de telefone.
domingo, 30 de maio de 2010
Relatos de usuários que sofreram más consequências através de uma rede social
Me chamo Marcia, tenho 26 anos de idade, sou formada em medicina e sou casada há 1 ano.
Há 6 meses atrás fui vítima de uma terrível chantagem pela internet.
Eu estava casada com meu marido fazia 6 meses e após a Lua de Mel, quando voltamos de viagem fui demitida de meu trabalho.
Não sabia o motivo, e fui atrás para descobrir.
Pegaram uma foto minha em uma rede social que utilizo para se relacionar com meus amigos e parentes, fizeram uma montagem perfeita onde eu me encontrava seminua e ao lado de vários homens em um perfil erótico na mesma rede social que utilizo.
Perdi meu emprego que era temporário até eu me formar, mas esse trabalho me ajudava muito a manter minha casa e me sustentar.
Eu e meu marido quase nos separamos por conta disso, porém eu me coloquei no lugar dele, realmente a montagem estava muito bem feita, só quem mexe com isso poderia identificar traços que entregassem a farsa, se acontecesse isto com meu marido, acho que teria a mesma reação que ele.
Após muita conversa e depois de um mês, meu marido chamou um conhecido de infância dele que trabalha com este tipo de coisa.
Ele conseguiu desvendar a mentira, e a verdade veio atona.
Meu marido nunca deixou de ficar ao meu lado, mas claro que sempre teve uma desconfiança.
Hoje já trabalho no que sempre quis, sou médica.
E meu relacionamento fortaleceu ainda mais após esse ocorrido.
Estou grávida de 4 meses, e temos tudo para dar certo.
Deixo meu testemunho para pessoas que podem sofrer com esse tipo de distorção, sempre devemos ter cuidado com o que colocamos na internet, independente de uma foto frase ou pessoas que conhecemos através dela, as redes sociais.
Obrigado.
Patrícia, 35 anos, formada em administração de empresas e marketing, casada, 1 filho.
Eu sou vice presidente de uma grande empresa de marketing do Brasil, o qual prefiro não falar o nome.
Há 6 anos atrás eu ocupava um carga já muito bom na empresa, era gerente de finanças.
Eu como grande parte da população mundial, utilizo a internet para diversos fins, trabalho, relacionamento, pesquisa, entretenimento e diversão.
Eu tinha uma conta em um arede social muito utilizada mundialmente, e só a usava para me comunicar com amigos e familiares, nada mais, até porque eu já passava a maior parte do dia trabalhando.
Acabaram por tomar posse do meu perfil, e o alteraram muitas coisas.
Praticamente criaram outra pessoa, mas sempre com meu nome e minhas fotos, e até algumas novas, montagens que fizeram.
Eu na época fiquei muito chocada com as coisas que fizeram com meu perfil nesta rede, e acabei por ser muito afetada profissionalmente.
Minha família e meu marido, na época namorados, sempre me apoiaram e acreditaram em mim, também porque nunca fui de fazer esse tipo de coisa, não é da minha criação e nem índole.
Mas no meu ambiente profissional fui muito prejudicada, não perdi meu emprego por pouco, consegui provar que era falso, mas nem todos acreditaram.
Eu como gerente, era superior de muitos funcionários, os quais muitos deles, perderam o respeito por minha pessoa.
Chegaram a me xingar e me a ofender dizendo termos absurdos.
Com o passar do tempo, e a verdade foi cada vez mais aparecendo, consegui meu respeito e prestígio de volta.
Hoje em dia como disse, sou vice presidente desta empresa, e tenho muito orgulho de ter dado a volta por cima e poder contar com meu familiares e meu marido.
Queria dizer, para todos que tiverem uma conta em uma rede social, tomarem muito cuidado com esse tipo de coisa.
Obrigado
Impacto negativo de uma frase ou foto inadequada
O impacto de uma frase ou foto inadequada, um tipo de preocupação recente e que pode ser determinante, por exemplo, num processo de seleção para um emprego. Num ambiente onde a reputação é uma nova moeda, o ponto é absolutamente válido. Como exemplo temos uma fato ocorrido atualmente em vários colégios de Guarulhos, onde uma rede social (Formspring) era acessada por determinados alunos causando brigas, discussões e até mesmo envolvendo o nome das próprias escolas. Depois praticamente empatados, o tempo dedicado às redes sociais, riscos de segurança e a perda de privacidade. Outro exemplo uma pessoa com más intenções pega uma foto sua em uma rede social (Orkut) e edita ela por inteiro, faz montagens e puplica na internet as outras pessoas que acessam iram ver essa foto e poderam zoar sendo que aquela foto é uma pura montagem besta de quem não tem nada pra fazer, eles fazem esse tipo de brincadeira com as pessoas sem elas saberam ou deixarem isso é uma pura falta de respeito e não é uma brincadeira de bom gosto, algumas pessoas fazem montagens até que legais mais com autorização da pessoa que está na foto e sem ofenças maliciosas. Outra coisa tambêm são as frases que as pessoas colocam em subnick dos MSN ou Orkut, falando mal de alguem inventando algo e falando coisas pessoas de outra pessoa, frases ofensivas que não tem graça e que as pessoas fazem isso por diversão
Vantagens e Desvantagens do Facebook
Quais são os benefícios do Facebook?
Facebook ajuda a manter um bom relacionamento com seus assinantes.
Facebook permite-lhe entrar em contato com seus colegas para estabelecer parcerias ou colaborar em um projeto.
Ao participar na vida de diferentes grupos, você pode se tornar um perito nos olhos das pessoas em seu mercado, melhorando assim a sua credibilidade.
Você pode enviar fotos ou vídeos em sua página. O objetivo é que seus amigos se sentem mais perto de você e que pode colocar um rosto em seu nome.
Quais são as desvantagens do Facebook?
Qualquer coisa que você adicionar ao seu perfil podem ser visíveis para os seus amigos se o seu perfil é privado ou todos, se você decidir fazer o seu perfil público. Você deve ser cuidadoso em tudo o que dizem, porque depois que você disse, algumas situações podem derrapar. Ele não deve ter seu nome associado a palavra "fraude" ou "golpista".
Se você não gerenciar o seu tempo, você pode passar longas horas lendo os perfis e seus amigos ou para atualizar o seu. Portanto, você deve limitar o tempo gasto por dia no Facebook, porque nós não devemos esquecer que não é só este site para fazer promoção do seu negócio.
Tenha cuidado para não divulgar muita informação pessoal, se você não quer ser assediado por algumas pessoas (um cliente decepcionado, por exemplo).
Como você pode ver, existem mais vantagens do que desvantagens.
É por isso Facebook se tornou a ferramenta de marketing quase obrigatório (pelo menos no mercado de Inglês), e os comerciantes Francophone começando a se interessar mais e mais.
Redes Sociais e o Impacto delas Sobre Nós
A socialização digital tem estado cada vez mais presente em nosso dia a dia. É fato que você já deve ter pelo menos acessado alguma das redes sociais disponíveis na internet. Com toda a evolução social da internet, ficamos propensos ao uso de redes sociais para tornarmos digitalmente sociáveis.
comum encontros entre pessoas que se conheciam apenas em redes sociais. Em Curitiba, por exemplo, existe o Curitiblogs uma associação de blogs de Curitiba, onde frequentemente os blogueiros encontram-se para partilhar de conhecimentos e é claro para dar aquela relaxada e curtir o papo entre amigos. Esta forma de socialização entre os blogueiros têm se tornado constante.
O uso de redes sociais pode ser muito benéfico a você, além de divulgar a sua imagem, você pode criar uma rede de contatos sem fim. “Socializar” este é o verbo utilizado por muitos. A vida sociável na internet é como na vida real, quanto mais sociável ser, maior será sua reputação na web. O Twitter, por exemplo, é uma ótima forma de socializar, você não tem muito trabalho para realizar tal feito. Basta criar uma conta, postar seus “twitts”, seguir algumas pessoas, e ser seguido por outras, fácil não? Parece ser, mas por mais simples que o twitter possa ser, para você juntar uma quantidade considerável de seguidores é necessário muito trabalho e acima de tudo escrever o que o povo quer ler.
Você pode utilizar as redes sociais para divulgar seus trabalhos, seu conhecimento, suas ideias, enfim o que você quiser. Não existem barreiras entre você a rede.
sexta-feira, 28 de maio de 2010
As redes sociais e as suas vantagens
Em termos profissionais, uma boa rede de contactos cria valor e facilita a vida. As empresas tardam em reconhecer as capacidades ao sua dispôr na web, mas as pessoas que as formam, não. Entre as funcionalidades mais úteis estão:
1.Divulgação do currículo. Num mundo de emprego em permanente mudança, com os laços entre empregador e empregado desfeitos pela sobrevalorização do dinheiro à custa do corpo social, uma pessoa consciente está sempre no mercado de trabalho. Quanto mais divulgação tiverem as suas competências, mais facilmente encontrará quem as valorize. Quando se tem um patrão que não nos dá o justo valor, mais pertinente se torna.
2.Pedido de referências pessoais. A cibercultura assenta nas relações pessoais horizontais, ou peering, quebrando a tradicional relação vertical. A sua opinião sobre os seus colegas é tida em conta. E a dos seus colegas por si também. Construa a sua reputação levando isso em consideração.
3.Oportunidades de emprego. À medida que mais gente e organizações integram as redes sociais aumentam também as relações de proximidade geográfica e consequentemente crescem as oportunidades de trabalho. Estar bem posicionado nas redes sociais representa uma vantagem sobre quem não está.
4.Encontro de velhos amigos e colegas. A interoperabilidade entre as diversas redes facilita a tarefa de estar em contacto com conhecidos anteriores. Noutros casos, poderá reencontrar ligações — e as ligações geram riqueza na web.
5.Receber propostas de negócios. Em função do seu currículo, da sua capacidade de relacionamento com os outros e da sua disponibilidade, torna-se mais fácil propor-lhe actividades. Que poderá incorporar no seu dia-a-dia na empresa ou — como fazem já milhões de pessoas — funcionar em regime de outsorcing.
6.Selecção de especialistas. Os serviços de social networking não têm apenas oferta, lembre-se disso. Também a procura de trabalho e de talento tem neles lugar de relevo. A prática de caça-talentos também se “democratizou” com a web, deixando de estar reservada às elites. Estar nelas significa poder ser escolhido.
Existem diversas redes sociais. Fique a saber quais são as mais importantes do ponto de vista da cidadania, sem excluir os relacionamentos pessoais e amorosos, mas com a tónica nas relações objectivas.
1.Divulgação do currículo. Num mundo de emprego em permanente mudança, com os laços entre empregador e empregado desfeitos pela sobrevalorização do dinheiro à custa do corpo social, uma pessoa consciente está sempre no mercado de trabalho. Quanto mais divulgação tiverem as suas competências, mais facilmente encontrará quem as valorize. Quando se tem um patrão que não nos dá o justo valor, mais pertinente se torna.
2.Pedido de referências pessoais. A cibercultura assenta nas relações pessoais horizontais, ou peering, quebrando a tradicional relação vertical. A sua opinião sobre os seus colegas é tida em conta. E a dos seus colegas por si também. Construa a sua reputação levando isso em consideração.
3.Oportunidades de emprego. À medida que mais gente e organizações integram as redes sociais aumentam também as relações de proximidade geográfica e consequentemente crescem as oportunidades de trabalho. Estar bem posicionado nas redes sociais representa uma vantagem sobre quem não está.
4.Encontro de velhos amigos e colegas. A interoperabilidade entre as diversas redes facilita a tarefa de estar em contacto com conhecidos anteriores. Noutros casos, poderá reencontrar ligações — e as ligações geram riqueza na web.
5.Receber propostas de negócios. Em função do seu currículo, da sua capacidade de relacionamento com os outros e da sua disponibilidade, torna-se mais fácil propor-lhe actividades. Que poderá incorporar no seu dia-a-dia na empresa ou — como fazem já milhões de pessoas — funcionar em regime de outsorcing.
6.Selecção de especialistas. Os serviços de social networking não têm apenas oferta, lembre-se disso. Também a procura de trabalho e de talento tem neles lugar de relevo. A prática de caça-talentos também se “democratizou” com a web, deixando de estar reservada às elites. Estar nelas significa poder ser escolhido.
Existem diversas redes sociais. Fique a saber quais são as mais importantes do ponto de vista da cidadania, sem excluir os relacionamentos pessoais e amorosos, mas com a tónica nas relações objectivas.
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Impacto na Educação
A utilização das redes socias na educação ainda causam muita polêmica. Algumas escolas proibem o acesso dos estudantes com o intuito de protegê-los de eventuais problemas. Mas deve-se levar em conta, que todos precisam aprender a utilizar esses recursos de forma adequada, responsável, que não coloque em risco a sua segurança e a escola não deve se furtar dessa tarefa. O aprender a usar esse recurso, reconhecer quais são os comportamentos aceitavéis devem fazer parte dos objetivos daqueles que se propõe a utilizar as NTICs.
As redes sociais podem ser utilizadas para:
*O aluno passa a ter um papel mais activo na etapa de aprendizagem;
*Maior colaboração e partilha de ideias entre colegas/colegas e alunos;
*Qualquer interveniente pode criar e enviar textos, áudio e vídeo para a Internet;
*Permite a ligação entre pessoas com perfis idênticos, visto que estas redes tem uma descrição dos interesses dos criadores, dos seus gostos e preferências;
*Permite que duas ou mais pessoas editem um documento em tempo real na Internet, que poderá ser integrado em trabalhos a desenvolver (projectos colaborativos) como é o exemplo em que nos enquadrámos;
*A motivação dos alunos aumenta quando a sua escrita passa a ser lida por milhares de pessoas em vez de apenas algumas.
terça-feira, 25 de maio de 2010
Overdose de redes sociais
Texto retirado do site interney.net.
Com certeza as pessoas mais conectadas recebem semanalmente convites para novas redes sociais. Depois do estrondoso sucesso do Orkut no Brasil e da compra do Myspace
nos Estados Unidos as redes socais despertam a curiosidade e o interesse de agências e investidores.
No Brasil por exemplo temos a Via6, focada em organização de conteúdo visando contatos profissionais, ocupando o terceiro lugar, que recebeu aporte de capital de risco no começo do ano.
Existem também redes muito interessantes voltadas para o entretenimento, como o last.fm para música por exemplo: você pode ver o que seus amigos estão ouvindo e descobrir que artistas são ouvidos por pessoas que ouvem um determinado músico.
Mas se você tem uma idéia mirabolante para criar uma nova rede social não precisa investir milhões em desenvolvimento, basta você criar sua própria rede social na plataforma Ning.
Outra forma é se aproveitar de uma rede já existente criando uma aplicação no Facebook, quando o usuário instala a aplicação ela acessa os seus dados e a sua lista de amigos.
Mas antes de desenvolver uma aplicação ou uma rede social pergunte-se: Qual a cola que irá unir esses usuários? É fácil reunir a garotada (e alguns marmanjos) para trocar figurinhas, ou admirar as fotos dos amigos (como ocorre no flickr).
O que são redes sociais ?
As Redes Sociais são grupos ou espaços específicos na internet que permitem compartilhar dados e Informações, sendo esses caráter geral ou específico das mais diversas formas (texto, arquivos,imagens,fotos,videos e etc....).
A também a formação de grupos,por afinidades, formando comunidades ,virtuais com ou sem
autorização,e de espaços abertos ou não para discursões debates e apresentações de temas variados (comunidades,forúns,twitter e sites de relacionamento como o Orkut)
Assinar:
Postagens (Atom)